Blogger

Oratória: qual a sua importância e quais os riscos de não dominá-la?

A boa comunicação é um pré-requisito no mercado de trabalho. Funciona como um reflexo de personalidade forte e segura, atributos importantes para um líder, por exemplo.

Na avaliação da fonoaudióloga e especialista em voz Alessandra Arruda Ribeiro, um profissional que domina a oratória tem um valioso recurso de persuasão, bem como transmite credibilidade e consegue influenciar pessoas.

“Muitos conseguem ter um diagnóstico preliminar de sua comunicação e buscam ajuda. Outros, entretanto, vivenciam as consequências desagradáveis por não vencer esta barreira. Ser preterido para funções de comando, em seu ambiente de trabalho, por outro colega menos experiente e com menos tempo de estudo, pode ser só um exemplo perverso disso”, afirma a especialista.

De acordo com ela, este profissional desacostumado à prática da oratória pode não ter o seu trabalho reconhecido, perder oportunidades de ascensão profissional, ser esquecido pela chefia, além de transmitir uma imagem ruim.

Como superá-los?Alessandra sustenta que, para se desvencilhar dos problemas de comunicação, a dica é buscar profissionais que irão ajudar na superação deste problema.

No caso do coaching, por exemplo, ele irá auxiliar nos treinamentos e exercícios para o profissional. O leque de especialistas com a finalidade de resolver problemas de comunicação é amplo, na área de saúde e corporativa. Basta procurá-los.

Outra situação bem comum relacionada aos problemas com oratória diz respeito ao medo de ser analisado e julgado pelo público, além da ideia de fracasso, baixa estima e falta de prática.

Exercícios

Segundo Alessandra, quem pretende ser dar bem em um discurso, independentemente da ocasião, deve seguir algumas regras para conseguir superar o medo e ter concentração. São elas:

• Preparar a apresentação com antecedência;

• Praticar oralmente a apresentação;

• Cheque o local e a sua infraestrutura antes da apresentação;

• Conheça o público;Chegue cedo;

• Seja você mesmo;

• Tenha sempre um apoio visual, o que facilita manter a organização do discurso;Identifique as qualidades da sua comunicação;

• Não discurse, converse com seu público.

Fonte: https://administradores.com.br/noticias/oratoria-qual-a-sua-importancia-e-quais-os-riscos-de-nao-domina-la

Compartilhe nosso conteúdo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Últimas postagens