Blogger

O que é administração de cargos, salários e benefícios

Uma boa administração de cargos, salários e benefícios é essencial na Gestão de RH para manter um ambiente motivador, com colaboradores comprometidos.

A administração de cargos, salários e benefícios é a parte principal em um plano de desenvolvimento de uma empresa. O ideal é que primeiro seja feito um bom plano de cargos, salários e benefícios, antes mesmo de qualquer outro plano, pois isso será parte determinante da valorização de uma empresa no mercado.

Sabemos que todo profissional busca uma empresa que combine com seu perfil. Alguns preferem horários flexíveis, outros buscam um lugar criativo com um ambiente leve, e há quem queira uma oportunidade de viajar a trabalho.

Contudo, a grande maioria procura uma empresa que valoriza seus funcionários. E é difícil o profissional que se sinta realizado em um local que não tenha uma boa administração de cargos, salários e benefícios, e nenhum negócio consegue bons resultados com funcionários desmotivados.

Um bom plano de cargos, salários e benefícios conta com a remuneração justa dos colaboradores, tornando o ambiente de trabalho mais motivador e competitivo, já que nesse plano, o funcionário se sente valorizado e sabe exatamente qual a melhor forma de ter um aumento salarial, por exemplo.

Desse modo, é muito importante que a empresa se preocupe com a organização de seus cargos, respectivos salários e benefícios. Para isso, é preciso que conheça o valor de cada cargo do seu estabelecimento em relação aos outros cargos e à situação atual do mercado.

Uma boa gestão de cargos, salários e benefícios necessita de um equilíbrio interno e externo.

Equilíbrio interno

O equilíbrio interno é a capacidade da empresa de manter uma hierarquia dentro dela, de forma que, cada cargo tenha a sua função e remuneração justa conforme sua colocação na hierarquia.

Assim, o funcionário saberá que o cargo acima dele recebe um salário melhor, no entanto, também têm maiores responsabilidades e, provavelmente, não se sentirá injustiçado.

Equilíbrio externo

Este tem relação com a coerência das remunerações da empresa com o que se tem visto no mercado. Isto é, o funcionário deve sentir que seu salário está justo diante do salário de outros profissionais que exercem a mesma função em outros locais de trabalho.

Como implantar o plano

Para implantar o plano, é necessário seguir as três etapas do plano de administração de cargos, salários e benefícios: avaliação dos cargos, pesquisa salarial e definição da política salarial.

Função e responsabilidades

Primeiro, precisa-se avaliar a função de cada cargo, como também, quais os conhecimentos necessários, as responsabilidades cobradas e qual tipo de profissional pode preencher a vaga.

Salário relativo ao cargo

Depois, pesquisa-se qual o salário dos profissionais com esses conhecimentos, essas responsabilidades e essas funções a cumprir. Ou seja, funcionários de cargos afins com o mesmo grau de conhecimento que você irá exigir em sua empresa.

Pagando um bom salário, referente ao mercado, a empresa corre menos risco de perder seus colaboradores mais talentosos e ainda é mais um passo para se tornar referência no mercado.

Política Salarial estabelecida

É imprescindível ter clara a política salarial, tanto para a administração, quanto para os funcionários. Para que todos saibam como funciona a remuneração de cada cargo e porque um cargo tem um salário maior que outro, por exemplo.

Benefícios

E, por último, também é interessante disponibilizar um plano de saúde coletivo na sua empresa, já que esse é um benefício para o empregado muito desejado pelos profissionais, e pode motivá-los ainda mais.

Para ter um plano de saúde, pode ser interessante contratar uma administradora de benefícios para auxiliar nesse processo. Esse tipo de administradora é uma pessoa jurídica que se encarrega por toda a negociação com o plano de saúde.

E você? Já tem um plano de cargos, salários e benefícios na sua empresa? Se não tem, comece a projetá-lo agora mesmo.

Compartilhe nosso conteúdo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Últimas postagens